Congressistas chegam à FURG para o primeiro dia de atividades do 14º Esud e 3º Ciesud

Centenas de professores, pesquisadores e acadêmicos interessados em conceber outras formas de pensar os processos educativos iniciaram as discussões do 14º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e o 3° Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud) na noite de terça-feira (17), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul). Na palestra inagural dos eventos, o professor da Universidad del País Vasco (Espanha), Gorka Palazio, discorreu sobre as potencialidades de recursos tecnológicos para a Educação a Distância e as possíveis perspectivas para a área. O momento também foi de manifestação de solidariedade à Universidade Federal de São Catarina (UFSC) e de defesa da Educação Pública. Os eventos, organizados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), estendem-se até 20 de outubro, com diversas atividades acadêmicas e culturais.

Na abertura dos eventos, o reitor em exercício da FURG, Danilo Giroldo, manifestou a preocupação institucional pelas políticas públicas em face dos desafios conjunturais do País e ressaltou a importância da Educação a Distância para o cumprimento da função social da Universidade: “É uma ferramenta [a Educação a Distância] poderosa que vem se demonstrando, cada vez mais, como um processo educativo fundamental para a interiorização e para a inovação no Ensino”. Na avaliação da secretária de Educação a Distância da FURG, o País passa por mudanças políticas, econômicas e sociais que se refletem diretamente na educação, o que demanda estratégias e ações coletivas que visem à defesa da Universidade Pública. “O tema do evento [Caminhos da autoria e criatividade na EAD] ilustra a preocupação em pensarmos as nossas propostas de forma inovadora, mostrando que a educação inovadora, criativa e de autoria é o caminho para o crescimento do País”, explica.

O prefeito de Rio Grande, também presente no cerimonial, agradeceu à Universidade pela sua preocupação na formação de professores. Esforço esse que, conforme citou, reflete-se diretamente nas melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município. “Esse crescimento na qualidade do Ensino Municipal é fruto da qualificação continuada dos nossos professores. É fruto da participação direta da nossa Universidade”, salienta. Também compuseram a mesa de autoridades a coordenadora geral do Esud/Ciesud, Marisa Musa, e a representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Maria das Graças Nery.

Potencialidades para EAD

O professor catedrático do curso de Jornalismo da Universidad del País Vasco, Gorka Palazio, apresentou diversos recursos tecnológicos e metodologias para a inovação nos processos Educativos. Um dos prognósticos traçados é o potencial revolucionário da tecnologia Blockchain, uma rede descentralizada que evitaria a presença de intermediários nas relações entre os indivíduos, como as instituições financeiras. A rede ponto a ponto (peer to peer) é estabelecida, assim, por protocolo de confiança: os dados compartilhados, seguros (criptografados), são validados pelos usuários.

Diversos recursos para e Educação poderão ser apropriados na Blockchain, como a disposição em rede de documentos acadêmicos, conteúdos programáticos dos cursos, hospedagem de audiovisuais, certificações e armazenamos de trabalhos finais de curso. Conforme Gorka, a tecnologia é comparável à invenção ao protocolo de navegação World Wide Web, em 1989 (a “versão gráfica” da Internet). “A revolução da tecnologia Blockchain vai entrar em todos os setores. Será uma mudança tremenda na Educação nos próximos anos”, anuncia. Para o professor, por se tratar de uma era de aprendizagem social, marcada pelas plataformas colaborativas, novas formas de conceber as modalidades de Ensino são necessárias.

(Os materiais didáticos e demais sugestões de aplicações de recursos educacionais estão disponíveis no webiste do autor: http://www.palazio.org/)

Carta à Comunidade Científica

Ao final da abertura do Esud/Ciesud, a secretária de Educação a Distância da FURG fez a leitura da manifestação de repúdio elaborada pelos representantes das Universidades Públicas que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A ação é um dos encaminhamentos do Fórum de Coordenadores UAB, realizado na segunda (16) e terça-feira (17) na FURG. A carta rechaça o tratamento aos servidores públicos da UFSC pelas autoridades policiais, processo que resultou no afastamento do reitor Luiz Carlos Cancellier e, posteriormente, ao seu suicídio, em 2 de outubro de 2017. “Não foi um simples afastamento, porém, sim, uma política deliberada de intimidação, de decretação de culpa antes de proceder a julgamento, de linchamento pela mídia, de uma campanha de desvalorização do setor em geral e, em particular, da Universidade e dos seus servidores públicos”, expressa o documento.

Fotos: Stefanie Herz